Costela com Erva – Doce e Alho Inteiro

Começa o Especial de Natal da Via Paleo, espero que gostem dessa combinação de receitas para as festas. E, se você achar que a peça escolhida aqui está acima do seu orçamento, você pode usar qualquer outra peça que agrade seu bolso e fique boa de assar…

As receitas serão postadas separadamentes, mas o cardápio sempre ficará no prato principal…

Nessa semana, todas as receitas do cardápio estarão disponíveis!

Cardápio:

Entrada: Salada de rúcula, tomate grape e lascas de parmesão

Guarnição: Guacamole 

Prato Principal: Costela  bovina com erva-doce e alho inteiro

Sobremesa: Panetone de Batata Doce

Vamos a receita do Prato Principal!

DSCN1861[1]

Costela com Erva- Doce e Alho Inteiro

1,7 Kg de costela bovina

5 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de oregano seco

10 dentes de alho inteiros descascados

2 bulbos de erva-doce cortado em 4

Suco de 1 limão Siciliano ou rosa

Sal e pimenta a gosto

Água

Preaqueça o forno a 240ºC

Tempere a costela com 2 col de sopa de azeite, esfregue o oregano,limão, sal e pimenta. Deixe descansar por 1 hora.

Em uma assadeira, misture os dentes de alho, erva-doce, 2 col de sopa de azeite, sal e pimenta. Leve para assar por 10 a 15 minutos ou até dourar, retire do forno e reserve.

Coloque a costela na parte central da assadeira, e coloque  a erva-doce e alho, cubra com papel aluminio, junte 1 xic de chá de água e asse por 1 hora e 30 minutos, se necessário, acrescente mais um pouco de água para não secar a assadeira.

Retire o papel e deixe no forno assando por mais 1 hora, molhando a carne com o caldo da assadeira, ou até a carne ficar macia, mas sem ressecar

Retire do forno, envolva em papel aluminio e deixe repousar por 5 minutos. Arrume em uma travessa e sirva com o molho peneirado.

 

Anúncios

Bolinho de Caneca

Semana passada estava com muita vontade de comer um bolo e uma preguiça enorme de fazer qualquer coisa que usasse mais de 3 ingredientes,rs

Fiquei irritada até com meu filho por me livrar de comer um bolo comum, já que ele comeu antes que lembrasse do bolo que ganhei de uma amiga, rs

Daí a raiva me fez ir para a cozinha inventar moda com o que tinha…não é nenhuma novidade, mas pra mim foi!!! E ficou muito muito gostoso…

Vamos para a receita!!!

008

 

1/2 xic de farinha de amêndoa

2 col de sopa de nata ou creme de leite, se vc tiver creme de coco dá certinho também

2 ovos

1/2 col chá de essência de baunilha caseira

1 col chá de fermento em pó sem glúten

50 gramas de chocolate amargo picado tipo 85% (se não tiver use o disponível)

 

Bata todos os 4 primeiros ingredientes, acrescente o fermento e mexa até incorporar, coloque em uma caneca grande ou ramequim médio, acrescente o chocolate picado por cima e leve ao micro-ondas por 2′ 20” . O melhor é comer quentinho, com café então, melhor ainda, rs

007

 

Coxinha 2 A Revolta da Massinha

Algumas coisas na vida temos que brincar,  se for levar algumas pessoas a sério, eu correria para as montanhas, rs

Nesse último sábado em SP, lá na avenida Paulista, algumas pessoas foram manifestar nas ruas o retorno da Ditadura Militar, eu fiquei  ‘0’

Será que essas pessoas sabem de verdade o que foi esse periodo torpe no Brasil? Não vou transformar meu blog em discurso partidário, ok! Por que, estou falando de momento histórico…daquilo que aconteceu no País não muito tempo atrás.

E,  uma pessoa querida me pediu pra fazer coxinhas e lembrei do termo usado pelos paulistanos a pessoas com certas características políticas, rs. Ela queria massa na coxinha, já que a minha preferida é sem, rs e vai lá eu testar, ela mesma deu a idéia de usar mandioquinha e não é que ficou maravilhosa…Cara! Sou suspeita pra falar, né! Então, vá pra cozinha e teste…Por favor, vem aqui depois contar o resultado!

Depois descobri que os Carecas das Cavernas também fizeram, recomendo vocês a assistirem o video e fazer essa outra versão.

E, quanto a revolta da massinha…ela ganhou!!! Mas, não desistirei jamais da luta pela coxinha sem massinha :p

Foto Patricia Ayres

Foto Patricia Ayres

Coxinha

500 gramas de mandioquinha cozida e amassada

400 gramas de peito de frango desfiado e temperado

1 colher de chá de alho em pó

1/2 xic de chá de polvilho azedo, serve o doce também

Sal a gosto

1 ovo grande

cebola, alho, pimenta, ervas a gosto

2 tomates sem pele

1/2 xic de azeite de oliva, pode ser o extra virgem

1 xic de chá de coco ralado fino ou o médio

2 ovos inteiros batidos

Banha o suficiente para fritar

Coloque a mandioquinha para cozinhar ,escorra e amasse bem. Reserve frio

Cozinhe o frango com ervas, sal, alho, escorra e desfie.

Leve ao fogo com 1/4 xic de azeite de oliva a cebola, alho, tomate sem sementes, ervas variadas, pimenta e refogue, até ficar bem sequinho.Reserve frio

Com a mandioquinha fria, em uma tigela grande, misture o alho em pó, o sal, o ovo e por ultimo a fécula aos poucos, vá misturando com as mãos( limpas né), até a massa ficar macia, firme e que solte um pouco da mão.

Para moldar , use o restante do azeite e umedeça as mãos, pegue uma porção da massa, abra como um disco grosso, acrescente o frango no centro e vá fechando a mão para a massa fechar nas pontas, termine de modelar com as mãos.

Passe cada coxinha nos ovos batidos e em seguida no coco ralado, coloque sobre  papel manteiga e leve para fritar em banha quente. Deixe dourar e escorrendo em papel absorvente, sirva quente.

Acredito que com essa massa dá pra fazer recheio de queijo, de presunto, de camarão, de siri, de bacalhau…hummm, parei!!!

Blinis de Couve-Flor Creme Azedo e Presciutto Curdo

Quando você vai receber pessoas em casa, nada mais prático que pequenas porções,fácil de limpar, de bancar de anfitriã e deixa as pessoas mais à vontade para comer…

E quase tudo dá pra fazer em porções individuais…essa receita já é pra ser servida assim, mas também dá pra fazer um grande discão, como uma massa de pizza…Vamos a receita, por que hoje a coisa não sai, rs.

Só uma informação, presciutto curso é presunto cru…pode substituir a seu gosto.

blinis

 

Blinis de Couve-flor Creme Azedo e Presciutto Curdo

1/2 cabeça de couve-flor

1/3 xic de chá de muçarela ralada

1/4 xic de chá de parmesão ralado

2 col de sopa de coco ralado fino

Sal, pimenta do reino, pimenta calabresa em flocos, alho em pó e salsa a gosto

1 ovo

Creme azedo:

1 xic de chá de creme de leite fresco

1 col chá de sal

1/2 limão Taiti

6 fatias de presciutto curdo partidas ao meio

 

Pre aqueça o forno a 190ºC

Asse a couve- flor por 30 minutos e bata no processador com os demais ingredientes.

Use um marcador circular para fazer discos com a massa ou use a forma de muffin. Deixe com 1 cm de espessura

Asse por 15 minutos, vire e asse por mais 10 minutos. Coloque em uma esteira e deixe esfriar

Creme azedo: 

Bata com um fouet ou batedor de claras o creme de leite fresco em uma tigela, acrescente o sal e limão, o ponto é um antes do chantilly, ele fica firme mas não duro.

 

Coloque uma colher de sopa de creme azedo sobre os blinis e enrole a metade da fatia do presciutto, pode polvilhar um dill sobre o presciutto. Sirva!

 

 

 

 

Bolo Salgado com Frango e Vegetais

Eu amo fazer doces, eles tem uma beleza estética tão agradavel, mas não sou muito chegada a eles, principalmente se for a doçaria tradicional…meus doces é de paladar leve e suave,  que os deixa suportáveis pra mim, rs.

Já comida salgada, sendo comida de verdade, aceito qualquer coisa, de qualquer jeito…amo caças, amo comidas exoticas e diferentes…sou uma “draga” nesse aspecto, rs. Esse bolo é especialmente gostoso, com ingredientes bacaninhas e podendo fazer uma variação gigantesca, por que ele é fácil de fazer e ingredientes baratos podendo deixar com uma aparência bonita, use a criatividade, para incrementar os recheios e você vai ter um complemento para oferecer às visitas .

Vamos para a receita:

bolocomfrangoevegetais

 

Bolo com Frango e Vegetais

2 xic de coco ralado fino

3 ovos

100 gramas de manteiga

1 col de chá de sal

3 col de fécula de mandioca ou farinha de arroz

1 col de sopa de fermento em pó sem gluten

1 1/2 xic  de leite de coco (pode ser creme de leite)

Recheio:

500 gramas de frango cozido, temperado e desfiado

100 gramas de chuchu

1 cenoura pequena ralada

1 aspargo (opcional)

100 gramas de queijo parmesão ralado

Pre aqueça o forno a 190ºC e Unte e enfarinhe uma forma de 15×25

Coloque os ingredientes do bolo no liquidificador, lembrando que os líquidos primeiro e bata até homogenizar, despeje na forma .

Recheio:

Cozinhe o frango na pressão com várias ervas(manjericão, oregano, salvia), pimenta do reino, salsão,sal, depois de cozido, escorra o caldo(guarde esse caldo, pelo amor de Deus, dá pra usar em outros vários pratos) e volte a panela de pressão para desfiar o frango(como fazer aqui).Reserve.

Cozinhe o chuchu picado por 10 minutos, rale a cenoura, misture esses ingredientes ao frango desfiado, acrescente sal e pimenta do reino e coloque por cima da massa do bolo, delicadamente. Acrescente o queijo parmesão e o aspargo. Leve para assar por 30 minutos ou até o palito espetado na massa saia seco.

Substitua os vegetais, a carne, os temperos…o céu é o limite!

 

 

 

Bolo de Chocolate com Ganache de Chocolate

Esse bolo tenho a receita há muitos anos, peguei do programa da Ana Maria Braga, quando ela ainda trabalhava na Record, imagina o quanto é antiga, mas, ficou no limbo das inúmeras folhas de receita que tenho em uma pasta; um tempo atrás limpando essa pasta, vendo o que poderia ficar ou ir para o lixo, encontro essa belezinha…é minha receita de bolo de chocolate simples, e simples também de fazer. O ganache que acompanha, se você quiser está aqui

Vamos para receita:

Foto de Mari Milanezi Fotografia

Foto de Mari Milanezi Fotografia

 

 

Bolo de Chocolate com Ganache

6 ovos

6 col de sopa de cacau sem açúcar

1 col chá rasa de suquinha ou 2 col sopa de erytritol

100 gramas de manteiga

100 gramas de coco ralado fino

1 col de chá de fermento em pó sem gluten

Pre aqueça o forno em 180ºC

Bata tudo no liquidificador, lembrando que os líquidos primeiro. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar por 30 minutos. Deixe esfriar e cubra com o ganache. Sirva frio.