Costela de Porco com Alho Poró e Alecrim

Eu aprendi a apreciar as carnes de porco e a costela então é algo mais que gostoso, o marido de uma amiga faz uma pancetta que é coisa de Deus, ainda vou pedir pra ele escrever aqui a receita.

Milton, uma quase intimação, :p

Queria postar ela como cardápio de fim de ano, mas ela serve para qualquer momento e ocasião.

costeladeporco

Costela de Porco com Alho Poró e Alecrim

1.5 kg de costela de porco ( compre de açougues de sua confiança)

4 ramos de alecrim

1 talo de alho poró fatiado

Folhas de salsinha picada

1 cebola branca fatiada

3 dentes de alho amassado

1 col de chá de pimenta calabresa seca

1 col de chá de alho em pó

1 col de sopa de sal ou quanto baste

1/2 xic de azeite de oliva

Suco de 1 limão

Com antecedência, em uma fôrma ou refratário, use todos os temperos e faça uma pasta, acrescente a costela e com as mãos lavadas e secas esfregue a pasta na costela, quando toda a carne estiver com a pasta, embale com plastico filme e deixe descansar na geladeira até o dia seguinte.

Depois de pelo menos 12 horas na geladeira, retire o filme, acrescente 1 xic de água e leve ao forno pré aquecido a 200 ºC coberto com papel aluminio por 1 hora. Depois retire o aluminio e deixe dourar por mais 30 minutos. Sirva quente.

 

Anúncios

Filé de Pescada com Molho de Limão e Coentro

Ola pessoal!!!

Andei afastada daqui por motivos de saúde e acho que se conseguir postar mais um cardápio será como esse, sem fotos…mas todas as receitas eu já fiz em outras épocas e dão certo.

Pri, essa é uma das que te devo, e pessoal minha máquina tá uma belezura que não está exportando as fotos…e só tenho de uns cardápios que fiz para o blog e salvei antes dela bancar a má, vou colocar todas depois.

Esse cardápio pensei em nosso clima quente e fica tanto uma ceia leve ou um almoço sem sair rolando, rs

Cardápio:

Filé de pescada com molho de limão e coentro

Salada Waldorf

Mango Thai

processamento-de-files-de-peixe-cursos-cpt

Filé de Pescada com Molho de Limão e Coentro

1. 5 kg de filé de pescada limpo

600 gr de palmito cortado em fatias diagonais

300 gr de abobrinha cortadas no sentido do comprimento

1/4 xic de chá de suco de limão

3 col de sopa de azeite de oliva

1 col de sopa de gergeline ( molho de gergelim)

1 col de sopa de coentro picado

Sal, pimenta -do -reino moida, oregano seco e 1 col de molho de soja fermentada

Pimenta rosa para decorar

Preaqueça o forno a 200ºC.

Coloque o peixe na assadeira e tempere com o sal, pimenta-do-reino, oregano e molho de soja fermentada.

Asse por 15 a 20 minutos ou até soltar as lascas. Enquanto isso, aqueça uma frigideira antiaderente com azeite e, em fogo alto, refogue a abobrinha rapidamente até ficarem douradas e al dente; retire do fogo e reserve.

Aqueça rapidamente o palmito e reserve.

Retire os filés com cuidado e coloque em uma travessa

Misture o suco de limão, o gergeline e o coentro sobre o peixe. Na mesma travessa arrume a abobrinha e o palmito, regue mais azeite e espalhe a pimenta, sirva em seguida.

Mango Thai

Doce leve, tropical e nada dificil de fazer…faça em porções individuais e em taças ou peças bacanas que os convidados e família vão amar!

 

*fotos serão colocadas depois, máquina com problemas.

foto do google

foto do google

Mango Thai

100 gr de polpa de manga batida( manga de sua preferência)

50 ml de leite de coco

2 col sopa de suco de limão

1 col de café de gengibre picadinho

1 col de café de hortelã picadinha

Frutas da estação a gosto

Misture todos os 5 primeiros ingredientes e coloque para gelar.

Finalize com frutas da estação picadas por cima do creme. Sirva gelado.

 

Coxinha 2 A Revolta da Massinha

Algumas coisas na vida temos que brincar,  se for levar algumas pessoas a sério, eu correria para as montanhas, rs

Nesse último sábado em SP, lá na avenida Paulista, algumas pessoas foram manifestar nas ruas o retorno da Ditadura Militar, eu fiquei  ‘0’

Será que essas pessoas sabem de verdade o que foi esse periodo torpe no Brasil? Não vou transformar meu blog em discurso partidário, ok! Por que, estou falando de momento histórico…daquilo que aconteceu no País não muito tempo atrás.

E,  uma pessoa querida me pediu pra fazer coxinhas e lembrei do termo usado pelos paulistanos a pessoas com certas características políticas, rs. Ela queria massa na coxinha, já que a minha preferida é sem, rs e vai lá eu testar, ela mesma deu a idéia de usar mandioquinha e não é que ficou maravilhosa…Cara! Sou suspeita pra falar, né! Então, vá pra cozinha e teste…Por favor, vem aqui depois contar o resultado!

Depois descobri que os Carecas das Cavernas também fizeram, recomendo vocês a assistirem o video e fazer essa outra versão.

E, quanto a revolta da massinha…ela ganhou!!! Mas, não desistirei jamais da luta pela coxinha sem massinha :p

Foto Patricia Ayres

Foto Patricia Ayres

Coxinha

500 gramas de mandioquinha cozida e amassada

400 gramas de peito de frango desfiado e temperado

1 colher de chá de alho em pó

1/2 xic de chá de polvilho azedo, serve o doce também

Sal a gosto

1 ovo grande

cebola, alho, pimenta, ervas a gosto

2 tomates sem pele

1/2 xic de azeite de oliva, pode ser o extra virgem

1 xic de chá de coco ralado fino ou o médio

2 ovos inteiros batidos

Banha o suficiente para fritar

Coloque a mandioquinha para cozinhar ,escorra e amasse bem. Reserve frio

Cozinhe o frango com ervas, sal, alho, escorra e desfie.

Leve ao fogo com 1/4 xic de azeite de oliva a cebola, alho, tomate sem sementes, ervas variadas, pimenta e refogue, até ficar bem sequinho.Reserve frio

Com a mandioquinha fria, em uma tigela grande, misture o alho em pó, o sal, o ovo e por ultimo a fécula aos poucos, vá misturando com as mãos( limpas né), até a massa ficar macia, firme e que solte um pouco da mão.

Para moldar , use o restante do azeite e umedeça as mãos, pegue uma porção da massa, abra como um disco grosso, acrescente o frango no centro e vá fechando a mão para a massa fechar nas pontas, termine de modelar com as mãos.

Passe cada coxinha nos ovos batidos e em seguida no coco ralado, coloque sobre  papel manteiga e leve para fritar em banha quente. Deixe dourar e escorrendo em papel absorvente, sirva quente.

Acredito que com essa massa dá pra fazer recheio de queijo, de presunto, de camarão, de siri, de bacalhau…hummm, parei!!!

Bolo Salgado com Frango e Vegetais

Eu amo fazer doces, eles tem uma beleza estética tão agradavel, mas não sou muito chegada a eles, principalmente se for a doçaria tradicional…meus doces é de paladar leve e suave,  que os deixa suportáveis pra mim, rs.

Já comida salgada, sendo comida de verdade, aceito qualquer coisa, de qualquer jeito…amo caças, amo comidas exoticas e diferentes…sou uma “draga” nesse aspecto, rs. Esse bolo é especialmente gostoso, com ingredientes bacaninhas e podendo fazer uma variação gigantesca, por que ele é fácil de fazer e ingredientes baratos podendo deixar com uma aparência bonita, use a criatividade, para incrementar os recheios e você vai ter um complemento para oferecer às visitas .

Vamos para a receita:

bolocomfrangoevegetais

 

Bolo com Frango e Vegetais

2 xic de coco ralado fino

3 ovos

100 gramas de manteiga

1 col de chá de sal

3 col de fécula de mandioca ou farinha de arroz

1 col de sopa de fermento em pó sem gluten

1 1/2 xic  de leite de coco (pode ser creme de leite)

Recheio:

500 gramas de frango cozido, temperado e desfiado

100 gramas de chuchu

1 cenoura pequena ralada

1 aspargo (opcional)

100 gramas de queijo parmesão ralado

Pre aqueça o forno a 190ºC e Unte e enfarinhe uma forma de 15×25

Coloque os ingredientes do bolo no liquidificador, lembrando que os líquidos primeiro e bata até homogenizar, despeje na forma .

Recheio:

Cozinhe o frango na pressão com várias ervas(manjericão, oregano, salvia), pimenta do reino, salsão,sal, depois de cozido, escorra o caldo(guarde esse caldo, pelo amor de Deus, dá pra usar em outros vários pratos) e volte a panela de pressão para desfiar o frango(como fazer aqui).Reserve.

Cozinhe o chuchu picado por 10 minutos, rale a cenoura, misture esses ingredientes ao frango desfiado, acrescente sal e pimenta do reino e coloque por cima da massa do bolo, delicadamente. Acrescente o queijo parmesão e o aspargo. Leve para assar por 30 minutos ou até o palito espetado na massa saia seco.

Substitua os vegetais, a carne, os temperos…o céu é o limite!

 

 

 

Bolo de Chocolate com Ganache de Chocolate

Esse bolo tenho a receita há muitos anos, peguei do programa da Ana Maria Braga, quando ela ainda trabalhava na Record, imagina o quanto é antiga, mas, ficou no limbo das inúmeras folhas de receita que tenho em uma pasta; um tempo atrás limpando essa pasta, vendo o que poderia ficar ou ir para o lixo, encontro essa belezinha…é minha receita de bolo de chocolate simples, e simples também de fazer. O ganache que acompanha, se você quiser está aqui

Vamos para receita:

Foto de Mari Milanezi Fotografia

Foto de Mari Milanezi Fotografia

 

 

Bolo de Chocolate com Ganache

6 ovos

6 col de sopa de cacau sem açúcar

1 col chá rasa de suquinha ou 2 col sopa de erytritol

100 gramas de manteiga

100 gramas de coco ralado fino

1 col de chá de fermento em pó sem gluten

Pre aqueça o forno em 180ºC

Bata tudo no liquidificador, lembrando que os líquidos primeiro. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar por 30 minutos. Deixe esfriar e cubra com o ganache. Sirva frio.

 

Bolo de Banana com Cream Cheese Manteiga e Creme de Leite

Eu gosto de banana, não, na verdade, eu amo banana…acho uma das frutas mais deliciosas que possa ter sido criadas, por que ainda tem as framboesas que sou totalmente louca por elas, quando como framboesas acontece uma explosão de sabor na boca, um paraiso para o meu paladar…só não digo que é melhor que um monte de coisa nesse universo, por que definitivamente não é…

E, não admitia não ter um bolo bacana pra chamar de meu, com banana, rs

Nessas minhas “andadas”, tentei fazer alguns que não agradaram meu paladar…até que só fiz a substituição básica de uma das receitas que tinha há anos, sem mágica e não é que o bolo ficou delicioso e sem acrescimo algum de adoçantes…só uma cobertura que eu chamaria de buttercream low carb, mas estamos no Brasil, então vamos “botinha” todos os devidos nominhos, rs

Vamos para receita:

 

foto de Mari Milanezi Fotografia

foto de Mari Milanezi Fotografia

Bolo de Banana com Cream Cheese Manteiga e Creme de Leite

7 bananas médias maduras

2 xic de coco ralado fino

4 ovos

100 gramas de manteiga ou 1/2 xic de óleo de coco

1 col de chá de canela em pó

1 col de chá de gengibre em pó

Creme:

200 gramas de cream cheese

1 col de chá de baunilha caseira

1 xic de creme de leite fresco

1 banana processada ou mixada (opcional)

1 col de chá de canela

150 gramas de manteiga em temperatura ambiente

1 col de chá de CMC ou goma xantana

Adoçante a gosto, se for suquinha, vai ser 1/2 col de chá

Pre aqueça o forno a 180º C. Separe a forma para cupcake e forminhas de papel. Se desejar uma forma de furo central com 20 cm.

Coloque os ingredientes do bolo no liquidificador, sempre lembrando de colocar os líquidos primeiro, liquidifique por uns 3 minutos, acrescente o fermento e use formas para cupcake, forre com as forminhas de papel e leve para assar por 30 minutos. Coloque em uma grade para esfriar.

Creme:

Na batedeira, acrescente o cream cheese, baunilha e bata até ficar fofo, acrescente a manteiga e bata até ficar clara e aos poucos vá acrescentando o creme de leite, banana, CMC e adoçante, bata até ficar com a consistência firme e leve a geladeira por 15 minutos, use saco de confeitar e bico 1M da Wilton, 6B da Mago ou outro pitanga aberta de sua preferência, ou nada, faça com a colher mesmo.

Cubra o cupcake e sirva, eu prefiro levar a geladeira e comer frio.

Faz 18 cupcakes