Coxinha 2 A Revolta da Massinha

Algumas coisas na vida temos que brincar,  se for levar algumas pessoas a sério, eu correria para as montanhas, rs

Nesse último sábado em SP, lá na avenida Paulista, algumas pessoas foram manifestar nas ruas o retorno da Ditadura Militar, eu fiquei  ‘0’

Será que essas pessoas sabem de verdade o que foi esse periodo torpe no Brasil? Não vou transformar meu blog em discurso partidário, ok! Por que, estou falando de momento histórico…daquilo que aconteceu no País não muito tempo atrás.

E,  uma pessoa querida me pediu pra fazer coxinhas e lembrei do termo usado pelos paulistanos a pessoas com certas características políticas, rs. Ela queria massa na coxinha, já que a minha preferida é sem, rs e vai lá eu testar, ela mesma deu a idéia de usar mandioquinha e não é que ficou maravilhosa…Cara! Sou suspeita pra falar, né! Então, vá pra cozinha e teste…Por favor, vem aqui depois contar o resultado!

Depois descobri que os Carecas das Cavernas também fizeram, recomendo vocês a assistirem o video e fazer essa outra versão.

E, quanto a revolta da massinha…ela ganhou!!! Mas, não desistirei jamais da luta pela coxinha sem massinha :p

Foto Patricia Ayres

Foto Patricia Ayres

Coxinha

500 gramas de mandioquinha cozida e amassada

400 gramas de peito de frango desfiado e temperado

1 colher de chá de alho em pó

1/2 xic de chá de polvilho azedo, serve o doce também

Sal a gosto

1 ovo grande

cebola, alho, pimenta, ervas a gosto

2 tomates sem pele

1/2 xic de azeite de oliva, pode ser o extra virgem

1 xic de chá de coco ralado fino ou o médio

2 ovos inteiros batidos

Banha o suficiente para fritar

Coloque a mandioquinha para cozinhar ,escorra e amasse bem. Reserve frio

Cozinhe o frango com ervas, sal, alho, escorra e desfie.

Leve ao fogo com 1/4 xic de azeite de oliva a cebola, alho, tomate sem sementes, ervas variadas, pimenta e refogue, até ficar bem sequinho.Reserve frio

Com a mandioquinha fria, em uma tigela grande, misture o alho em pó, o sal, o ovo e por ultimo a fécula aos poucos, vá misturando com as mãos( limpas né), até a massa ficar macia, firme e que solte um pouco da mão.

Para moldar , use o restante do azeite e umedeça as mãos, pegue uma porção da massa, abra como um disco grosso, acrescente o frango no centro e vá fechando a mão para a massa fechar nas pontas, termine de modelar com as mãos.

Passe cada coxinha nos ovos batidos e em seguida no coco ralado, coloque sobre  papel manteiga e leve para fritar em banha quente. Deixe dourar e escorrendo em papel absorvente, sirva quente.

Acredito que com essa massa dá pra fazer recheio de queijo, de presunto, de camarão, de siri, de bacalhau…hummm, parei!!!

4 pensamentos sobre “Coxinha 2 A Revolta da Massinha

  1. Oi Ana!
    Muito obrigada por responder!Assim que fizer eu volto pra contar.Eu ia fazer esse fim de semana,mas to com medo de comer carboidrato agora,pois tenho engordado mesmo comendo menos de 50 gramas de carbs por dia 😦
    Beijos.

    Curtir

Deixe um comentário

