Bolo Salgado com Frango e Vegetais

Eu amo fazer doces, eles tem uma beleza estética tão agradavel, mas não sou muito chegada a eles, principalmente se for a doçaria tradicional…meus doces é de paladar leve e suave,  que os deixa suportáveis pra mim, rs.

Já comida salgada, sendo comida de verdade, aceito qualquer coisa, de qualquer jeito…amo caças, amo comidas exoticas e diferentes…sou uma “draga” nesse aspecto, rs. Esse bolo é especialmente gostoso, com ingredientes bacaninhas e podendo fazer uma variação gigantesca, por que ele é fácil de fazer e ingredientes baratos podendo deixar com uma aparência bonita, use a criatividade, para incrementar os recheios e você vai ter um complemento para oferecer às visitas .

Vamos para a receita:

bolocomfrangoevegetais

 

Bolo com Frango e Vegetais

2 xic de coco ralado fino

3 ovos

100 gramas de manteiga

1 col de chá de sal

3 col de fécula de mandioca ou farinha de arroz

1 col de sopa de fermento em pó sem gluten

1 1/2 xic  de leite de coco (pode ser creme de leite)

Recheio:

500 gramas de frango cozido, temperado e desfiado

100 gramas de chuchu

1 cenoura pequena ralada

1 aspargo (opcional)

100 gramas de queijo parmesão ralado

Pre aqueça o forno a 190ºC e Unte e enfarinhe uma forma de 15×25

Coloque os ingredientes do bolo no liquidificador, lembrando que os líquidos primeiro e bata até homogenizar, despeje na forma .

Recheio:

Cozinhe o frango na pressão com várias ervas(manjericão, oregano, salvia), pimenta do reino, salsão,sal, depois de cozido, escorra o caldo(guarde esse caldo, pelo amor de Deus, dá pra usar em outros vários pratos) e volte a panela de pressão para desfiar o frango(como fazer aqui).Reserve.

Cozinhe o chuchu picado por 10 minutos, rale a cenoura, misture esses ingredientes ao frango desfiado, acrescente sal e pimenta do reino e coloque por cima da massa do bolo, delicadamente. Acrescente o queijo parmesão e o aspargo. Leve para assar por 30 minutos ou até o palito espetado na massa saia seco.

Substitua os vegetais, a carne, os temperos…o céu é o limite!

 

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Bolo Salgado com Frango e Vegetais

  1. É possível trocar a fécula de mandioca ou farinha de arroz por outra coisa?

    Pergunto isso porque segundo um ‘spoiler’ do livro Barriga de trigo, o autor diz o seguinte:
    “Apesar da qualidade da farinha de trigo ser apontado com a farinha mais inferior para consumo humano, o autor não abre espaço para leitores encontrarem “conforto” substituindo ela por outras farinhas refinadas como farinha de milho, farinha de arroz, ou goma de tapioca, que podem elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial e resposta insulinêmica, que por sua vez desencadeia uma cascata de efeitos hormonais com potencial para o ganho de peso”

    Enfim, a receita é ótima.
    Muito obrigado!

    Curtir

    • Sim, já li o livro do Davis, e, em específico com o glúten, sim é um mal mesmo, quanto a milho, não considero por ser GMO e ter prolaminas que causam permeabilidade intestinal,tanto quanto o trigo, mesmo caso da Aveia, dessas tantas a de arroz e fécula de mandioca são as que não causam impacto no intestino, quanto a picos de insulina e doenças metabolicas não recomendo nenhuma delas, pela quantidade de CHO, quanto a resposta insulêmica vai depender da individualidade de cada um quanto a CHO, eu nessa quantidade e nas porções desse bolo, não me acarreta em nada, e faço Paleo Keto, mas vai depender da sensibilidade de cada individuo quanto a CHO(carboidratos).
      Se você se encaixar numas das razões que coloquei para não usar a fécula, acrescente em coco ralado fino, não terá a mesma textura, mas é a menos nociva dentre as refinadas…

      Curtido por 1 pessoa

    • Ahhhhh, mas em algumas receitas do livro, ele usa muito farinha de amendôa, rica em ômega 6 e se não deixar de molho, de fitatos, então…”meio problemático” a questão das farinhas…e se não existir razões pra prejudicar a saúde com 3 col de fécula de mandioca ou você me disser que vai comer o bolo inteiro…desaconselho você a usar mesmo!

      Curtido por 1 pessoa

      • Calma. Relaxa.
        Como estou começando nesse mundo Paleo e tem muita informação disponível e, algumas, controversas, procuro me informar o máximo possível.

        Agradeço pelas respostas e por sua atenção.
        Abraços.

        Curtido por 1 pessoa

      • Ohhh Carlos desculpa qualquer coisa, não quis ser grosseira, quis ser informativa, rs
        Pensei que no fim ,pareci até “meio piadista”, afff, meu senso de piada está péssimo!
        Quanto a controversas, vai ter ínumeras, por exemplo: na Paleo do Cordain, não entra derivados do queijo, mas sabemos que, se você não tiver intolerâncias e alergias, não tem porque se abster de queijos gordos e deliciosos…e por aí vai!

        Curtido por 1 pessoa

      • Heheh…
        Quanto a intolerância, não sou intolerante a comida nenhuma. Meu objetivo é só bem estar mesmo. Até bem pouco tempo atrás comia de tudo!
        Estou há 3 semanas apenas com a dieta Paleo. Neste início estou restringindo ao máximo o carboidrato, o que alguns condenam. Depois da semana que vem, quando completa um mês, começo incluir carbos na minha dieta. Enquanto isso estou pesquisando receitas low-carb pela internet e tive a felicidade de encontrar este seu belo site com receitas maravilhosas.

        Enfim, é isso tudo.
        Até fugimos um pouco do foco que é a receita, mas por uma boa razão. 😀
        Mais uma vez, obrigado.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s