Torta de Limão

Quando era adolescente amava cozinhar,  mas era um desastre ambulante,  literalmente! Com uma frequencia absurda deixava arroz queimar,  panela de pressão quase explodir com feijão cozendo, bolos ficarem menores de quando entraram no forno, cremes que eram para ser consistentes uma sopa e por aí vai, minha saga na cozinha na adolescência, rs. Com a fase adulta e tendo um marido pra alimentar a coisa mudou totalmente de figura e de desastre natural passei a excelente cozinheira, sério!

Só que ontem, quis fazer um “flash back” da minha adolescência e errar a mão de novo, rs. E eu mesma cai no erro que passei pra vocês, fui fazer a massa da torta e fui usar o adoçante suquinha, coisa que não uso,  por que prefiro o erytritol, mas comprei pra fazer umas experências,  usei o que estava escrito na receita. Deus meu!!! Que intragável!!! Coloquei a quantidade de adoçante para 3 receitas, para não jogar a massa fora, acrescentei os demais ingredientes, ainda bem que essa massa suporta de boa no freezer, foi aí que vi o erro que tinha cometido na postagem da torta de morango e corrigi no mesmo instante e deixei avisado na page, rs. Peço perdão a quem copiou a receita ou pior, fez e ficou horrível! Agora, está tudo corrigido, erytritol e suquinha tem níveis de doçura muito diferentes, rs

E, agora paro de escrever e deixo a receita dessa torta que meu filho tanto gosta…

 

014

INGREDIENTES

Massa:

200 gr de manteiga amolecida
1/4 xic de adoçante em pó eritritol ou suquinha 1 col de sobremesa rasa
1 ovo ligeiramente batido
2 col de sopa de leite de coco
1 col de chá de extrato de baunilha caseiro
2 xic de coco ralado fino
1 xic de coco ralado médio
(A massa dá para duas tortas de 15 cm)
Misture todos os ingredientes em uma tigela grande e vá misturando até toda a manteiga e coco ser incorporado.Leve a geladeira por 30 minutos.
Abra a massa sobre papel manteiga ou filme plástico e abra na espessura de 0,5 cm um rolo com uns 5 cm a mais do tamanho da forma de torta desmontável(15cm).
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC por 12 minutos.Deixe esfriar sobre uma grade.(o restante da massa,coloque em um saco identificado no freezer por 4 meses)

Creme de Limão:

3 gemas peneiradas

200 ml de Leite de coco

60 gr de manteiga sem sal

1 col de sopa de suco de limão

1/2 limão em raspas

1 col de  chá adoçante em pò(suquinha,eritritol)

1/2 col de chá de goma xantana(chia perderia a beleza do creme de limão, use CMC ou Agar-Agar)

Coloque em uma panela média o leite de coco, as gemas peneiradas, a manteiga, o limão, as raspas e o adoçante. Leve ao fogo baixo e vá mexendo com um fouet sem parar, até adquirir uma consistência grossa e firme. Tire do fogo e reserve, cubra com filme plástico para não criar uma película sobre o creme.

Merengue Italiano:

3 claras

50 ml de água

1/4 xic de erytritol ou açúcar cristal

1 col de sopa de suco de limão

Raspas de limão

Coloque a água e o erytritol(açúcar) no fogo para ferver e ao mesmo tempo bata as claras em neve, quando passado uns 2 minutos e a calda estiver fervendo, desligue, espere as borbulhas diminuirem e acrescente nas claras em neve, com a batedeira ainda ligada,  como um fio, coloque o suco de limão. Desligue quando a tigela da batedeira estiver fria. Coloque em um saco de confeiteiro com um bico pitanga aberta

 

Montagem:

Com a massa da torta fria, deite o creme de limão e espalhe, com o saco de confeiteiro faça estrelas sobre o creme ou da decoração que agradar. Cubra com as raspas de limão.Leve à geladeira por 2 horas.

 

P.s: Usar um maçarico culinário no merengue depois de decorado na torta fica lindo!!! Não usei, porque quando fui usar o gás do meu havia acabado 😦

P.s2: Merengue Italiano não dá pra fazer com suquinha, só erytritol…Se você tem problemas com açúcar, recomendo fazer um suspiro com adoçante suquinha batido no liquidificador(virar um pó) e claras bem firmes e suco de limão. Mas, não tem o mesmo brilho, e consistência, em sabor mudam nada.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s